Sobre nós

Não há certezas nem concordância entre os estudiosos quanto à data em que terão surgido os primeiros moinhos de vento.
Presume-se que este tipo de engenho de moagem de eixo horizontal e a funcionar pela acção do vento remontará ao século VII e geograficamente à Pérsia.
Quanto ao nosso país, a mais antiga referência conhecida data de um documento de 1182. Nele fala-se de um moinho de vento localizado na zona de Lisboa (curiosamente, a existência destes engenhos perpetuou-se na toponímia da cidade capital de Portugal, como são os casos de «Alto dos Moinhos», «Calçada dos Sete Moinhos», em Campolide, e «Calçada do Moinho de Vento», perto da Rua Santo António dos Capuchos).
No nosso país eram mais conhecidos os engenhos movidos a água, tendo o moinho de vento mais comum no nosso país sido o resultado de uma «fusão do tipo de moinho oriental, introduzido na Península Ibérica pelos árabes, e o tipo de moinho de vento do norte da Europa» - in Expresso.
O «Moinho da Torre», também conhecido por «Moinho da D. Leonor», localizado em Budens, no concelho de Vila do Bispo (município que já foi apelidado como «o celeiro do Algarve»), caracteriza-se pela possibilidade de se conseguir orientar o capelo (capota – cobertura) ao vento e demais engrenagens associadas (mastro, velas, etc), pelo uso de um dispositivo chamado «sarilho».
Desconhecemos o ano concreto da edificação do «Moinho da Torre». Mas, pela consulta do Arquivo Municipal de Vila do Bispo, sabe-se que havia dois moinhos na localidade de Budens nos final da década de 80 do Século XIX. Por essa razão, pode presumir-se que a sua edificação remonte a essa data, tendo laborado até 1958 (consultar documento da cessação de actividade nas fotografias).
Já no século XXI foi reconstruído e encontra-se operacional, podendo ser visitado diariamente.
(esta fotografia de Budens e do «Moinho da Torre» foi captada em 1940 e está aqui por cortesia do blogue Vila do Bispo Fotos Antigas)